Sous Vide

18.05.2021

Sous Vide em francês quer dizer “sob vácuo”. Refere-se a uma técnica de cozinhar em sacos plásticos (específicos para vácuo) selados a vácuo em baixas temperaturas por muito tempo.

A técnica do Sous Vide foi criada em 1974 pelo Chef Francês George Pralus e ganhou notoriedade ao ser utilizada pelos grandes hotéis e restaurantes de ponta.

Para utilizar essa técnica é necessário equipamento apropriado, um conhecimento básico para então obter alimentos consistentemente deliciosos e saborosos.

A diferença do Sous Vide para os métodos convencionais é baseada em dois modos principais:

  1. O alimento cru é embalado a vácuo;
  2. O alimento é cozido utilizando aquecimento precisamente controlado

A embalagem a vácuo previne a perda evaporativa de sabores voláteis e umidade durante o cozimento, inibe sabores estranhos gerados pela oxidação e, como resultado obtém-se um alimento saboroso e nutritivo. O fato de estar acondicionado a vácuo também permite a transferência eficiente de energia térmica da água (ou do vapor) para o alimento.

A Técnica do Sous Vide tipicamente possui 03 estágios:

  1. Preparo do alimento para ser embalado a vácuo;
  2. Cozimento e
  3. Finalização;

Sous Vide e a alta gastronomia

Ao abrir as embalagens onde os alimentos foram preparados, por exemplo as carnes vermelhas, apresentam uma coloração rosada sem caracterizar como carne crua. Na verdade elas ficam com a textura mais macia e suculenta. O verdadeiro "ao ponto".

A utilização da técnica do Sous Vide permite usufruir diferentes experiências gastronômicas.

A partir da hidrólise do colágeno da carne e de sua transformação em gelatina, é possível fazer com que cortes de carne mais duros e ricos em fibras de colágeno fiquem macios a ponto de serem partidos com uma colher.

Na cozinha tradicional os cortes mais duros como costela ou músculos são, normalmente, preparados na panela de pressão, porém, neste caso, o aquecimento excessivo das fibras de colágeno faz com que elas se contraiam, expulsando o suco contido no interior das células musculares. O resultado é uma carne que se desmancha em fibras, mas apresenta aspecto ressecado e textura pouco suculenta na boca.

Pode-se utilizar a técnica do Sous Vide também para peixes e frutos do mar, na preparação de um salmão mi-cuit (meio cozido) por exemplo.

A técnica do Sous Vide é muito utilizada em restaurantes, principalmente no pré-preparo dos pratos que são elaborados, embalados a vácuo e mantidos sob refrigeração. Na hora de servir são aquecidos e finalizados.

Veja algumas vantagens:

  • Garantia de uma cocção com uma temperatura precisamente controlada e que acentua o sabor sem perder a qualidade e a textura do produto;
  • Mais tempo livre para outras tarefas enquanto o produto está sendo cozido;
  • Marina e macera os ingredientes utilizando a metade do tempo;
  • Impregna e aromatiza óleos e gorduras através da técnica de cocção controlada;
  • Controle total sobre a cocção do produto;
  • Cozimento do produto dentro de seu próprio suco e após pode utilizar esse mesmo suco para acentuar sabores;

 

Entre em Contato

(54)3223.9351

[email protected]

Rua Vereador Otto Scheifler, 899
Desvio Rizzo - Caxias do Sul - RS

Catálogo digital

Baixar

Siga-nos nas Redes Sociais

Facebook Instagran Linkedin